Chefe !!! Eu quero ver os jogos !

Tempo de leitura: 2 minutos

No dia 14 de junho iniciou a Copa do Mundo na Rússia, dos três jogos da Seleção Brasileira nessa primeira fase, dois serão em dias da semana e em horário comercial. Diante disso, alguns profissionais estão se perguntando como farão para assistir aos jogos.

Mas o que fazer se a empresa não se manifestou sobre a liberação para ver os jogos? Ou pior, definiu que os funcionários terão que torcer dentro do escritório? A resposta é simples: “Se o profissional é apaixonado por futebol e deseja acompanhar os jogos em casa, vale a pena negociar com o gestor”.

O líder por sua vez, deve olhar para esse tipo de pedido como uma oportunidade de reconhecer o trabalho do funcionário, dá para combinar, por exemplo, o uso do banco de horas.

Antes de chamar o seu chefe para conversar, você deve usar o bom senso e analisar se suas demandas e projetos estão em dia, mas aqui cabe um alerta: pega mal deixar a solicitação para a véspera.

TUDO SOB CONTROLE

É importante conhecer o perfil da empresa em que se trabalha. Se for uma empresa que valoriza a presença no escritório, então a chance de se ausentar nos jogos é pequena: conforme-se. Se o seu líder for moderno e aberto à conversas vá em frente.

EXPLORE A SUA PAIXÃO

Em tempos nos quais as redes sociais denunciam as atividades, não é bom inventar desculpas e correr o risco de ser desmascarado. Um diálogo franco com o seu chefe ao final de uma reunião de projeto (desde que ele não esteja atrasado) ou durante um almoço são ótimos momentos.

Muitas empresas entendem que é melhor fazer a concessão e ter a equipe por inteiro no dia seguinte.

EU GARANTO

Inicie a negociação oferecendo uma contrapartida: proponha alternativas para compensar a sua ausência (banco de horas, entrar mais cedo e sair mais tarde, antecipar tarefas durante o fim de semana).

GERENCIE O SEU TEMPO

Se a seleção se der bem, mais períodos de ausência serão necessários e consequentemente maior a chance de acumular as tarefas. Otimize a sua rotina: abra mão do cafezinho e do almoço demorado, guarde o celular e se desconecte das redes sociais para não dispersar.

FOCO NO COLETIVO

A melhor negociação é a coletiva. Se há mais gente interessada em torcer pela seleção em casa, vale a pena levar a demanda do grupo ao gestor.

CONFIRA AS DATAS E OS HOÁRIOS DOS JOGOS DO BRASIL NESTA PRIMEIRA FASE

  • 17/06/2018 – 15:00 hrs (Brasil X Suiça)
  • 22/06/2018 – 09:00 hrs (Brasil X Costa Rica)
  • 27/06/2018 – 15:00 hrs (Brasil X Sérvia)