Você tem medo em falar em público ?

Tempo de leitura: 2 minutos

O maior obstáculo na hora de falar em público, é o pavor que sentimos do julgamento das outras pessoas. O fato de ficar em evidência, perante outras pessoas pode enaltecer limitações – reais ou imaginárias.

Então muita ATENÇÃO nas 14 dicas de ouro que eu vou te dar:

É COISA DA SUA CABEÇA

O cérebro das pessoas que tem medo em falar em público, entra em estado máximo de alerta na hora de uma apresentação: é liberada a adrenalina, que aumenta a frequência cardíaca e faz com que o sangue chegue mais rápido aos músculos e a respiração se acelera, o cérebro também libera o ACTH, hormônio que ativa a glândula suprarrenal, que por sua vez ativa o cortisol (hormônio que reforça todo o nosso sistema de defesa), ou seja, o corpo da pessoa fica como um gato quando está prestes à atacar (atento e preparado para avançar). Por isso as tremedeiras, gagueiras, sudorese, taquicardia…

Mas nem tudo está perdido, com a ajuda de alguns especialistas, separamos 15 dicas que irão te ajudar a afastar esse medo e conseguir encarar o microfone com segurança.

  1. Treine-se! Um bom exercício é escolher um assunto novo por dia e estruturar a uma apresentação com começo, meio e fim.
  2. Conheça o seu público-alvo. Tente investigar o perfil das pessoas que irão assistir a sua apresentação para evitar falas desnecessárias.
  3. Se possível, visite o local onde irá se apresentar e faça um reconhecimento prévio.
  4. Pensar em orador que inspire você, imagine-se sendo essa pessoa, como ela sente e como ela se comporta no palco.
  5. Repita a apresentação várias vezes. Praticando você tem a certeza de estar dominando o conteúdo e isso lhe dará mais segurança.
  6. Gravar e filmar sua palestra. Dessa forma, fica fácil observar se está falando muito rápido ou devagar e se exagerou nos trejeitos…
  7. Visualização. Sente-se em uma posição confortável, feche os olhos e projete-se na apresentação. Imagine que está cheio de pessoas à sua frente, imagine o que está escutando, imagine o peso e a textura do microfone na mão.
  8. Antecipe-se e Imagine as perguntas que poderão ser formuladas.
  9. Não invente respostas. Tem medo de não saber das respostas? Relaxe! Comprometa-se a voltar com a resposta para o grupo. Seja verdadeiro.
  10. Teste os Recursos Audiovisuais antes da apresentação, desde microfone até os recursos de multimídia.
  11. Vícios de Linguagem. Atente-se contra a repetições de palavras como por exemplo “né” ou “tipo”…
  12. Postura. Evite falar de braços cruzados e cabeça baixa, pois aparentam insegurança.
  13. Histórias Reais, inclua-as nas suas falas, para que o público enxergue como tudo funciona na prática.
  14. Por fim, faça Exercícios de Respiração (inspirando/expirando) uns 15 minutos antes de começar e mentalize coisas positivas. Vale inclusive, fazer uma oração.