COMO SE PORTAR NO AMBIENTE DE TRABALHO

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Embora algumas pessoas achem etiqueta profissional sem importância, ela é fundamental para que colegas de trabalho tenham uma convivência harmoniosa e, dessa forma, contribuam para a manutenção e o crescimento da instituição em que trabalham.

Depois de conseguir uma colocação no mercado de trabalho, o profissional deve seguir algumas regras básicas que fazem toda a diferença no dia a dia.

Abaixo, encontram-se algumas dicas que irá lhe auxiliar nessa tarefa:

  1. Seja pontual, em ambiente corporativo cumprir prazos e horários é fundamental.
  2. Vista-se de forma discreta, a vestimenta de uma pessoa diz muito sobre ela.
  3. Assim como vestimenta, higiene pessoal é essencial em qualquer ambiente.
  4. Seja uma pessoa prestativa e gentil.
  5. Saiba ouvir e falar na hora certa.
  6. Cumprimentar todas as pessoas e agradecer àqueles que o ajudarem.
  7. Mantenha postura correta, não se sente de qualquer jeito na cadeira.
  8. Procure conhecer os códigos de ética e de conduta da empresa.
  9. Seja organizado.
  10. Não fique calado o dia todos, mas evite ao máximo falar sobre assuntos pessoais durante o expediente.
  11. Os celulares devem ser utilizados com cautela.
  12. Não exagere no uso de redes sociais no ambiente de trabalho.
  13. Procure sempre manter o bom humor.
  14. Saiba trabalhar em equipe e ouça a opinião dos outros.
  15. Caso cometa algum equívoco, responsabilize-se por ele.
  16. Mesmo que o dia seja atribulado, não deixe de parabenizar amigos pelo aniversário ou pelo bom desempenho em alguma tarefa.
  17. Ao trocar e-mail com algum colega de trabalho, seja específico e educado em seus textos.
  18. Utilize locais reservados para fazer qualquer tipo de refeição.
  19. Não fale mal da empresa em que trabalhe e evite fofocas.
  20. Leia, releia e revise os seus textos e e-mails.
Fonte: Revista Guia Conquiste seu Emprego – Ano 1 – Dicas para conseguir emprego e ter sucesso.